"I found myself with a heart I was not supposed to have."
Hideo ,(Itsuji Itao) um homem solitário de meia idade, que nos é aduzido subtilmente aos primeiros minutos, serve mesas num pequeno restaurante e mora nos súburbios de Tóquio com Nozomi (Bae Doo-na ,"The Host", ''Sympathy for Mr. Vengeance''). Um homem simples que vive numa rotina um tanto ou quanto banal. Cumprimenta-a quando chega a casa, conta-lhe como foi o seu dia no trabalho à mesa de jantar, e à noite tem relações sexuais com ela, sussurrando-lhe como é bonita. Porém, o que escapa à banalidade é o facto de Nazomi ser na realidade uma boneca insuflável.
Numa manhã como tantas outras, Hideo despede-se da sua companheira de horas mais sós, e esta, deixada tão carinhosamente na cama tapada, metamorfoseia-se, magicamente com um toque simplista e nada explícito, numa mulher.‘’Encontrei um coração’’, como mais tarde o virá a dizer.
Nuzomi descobre um mundo lá fora. Vestida com o seu fato de mulher-a-dias pornô/anime, vagueia pelas ruas imitanto as falas das pessoas e comportamentos.
À medida que vai perdendo o seu andar mecânico e as suas linhas de junta de cola, arranja um trabalho numa pequena loja de vídeo onde se apaixona pelo seu colega Junichi (Arata, "Distance," "After Life’’). Mantém assim uma vida dupla. Uma vida subserviente aos favores sexuais de Hideo e à mudez, e uma vida quase humana ao lado de Junichi.
Nozomi tenta encontrar significado para a sua existência, chegando até a visitar o seu ‘’criador’’ Sonoda (Joe Odagiri, um Geppetto de ‘’Pinóquias’’ para adultos), pondo em causa os seus ‘’deveres’’ para com Haido. Mas logo começa a perceber que as suas vidas paralelas são inconciliáveis.
Todo o elenco protagoniza um papel fenomenal que nos agarra do príncipio ao fim. Todos os pequenos ''character build ups'' têm, a seu tempo, uma conclusão.
E apesar de Bae passar longos minutos no seu curtíssimo ‘’birthday suit’’, a actriz consegue fazer com que o público não a tome de todo como mero objecto sexual, mas sim como uma personagem delicada e inocente. Consegue até que as mulheres mais invejosas se esqueçam das suas belas pernas durante 125 minutos, e criem empatia pela sua frágil personagem.
Kore-eda faz com que vejamos a sua vida de blow up doll pelos seus olhos não insufláveis.
Festival de Cannes -- Un Certain Regard
Elenco: Bae Doo-na, Arata, Itsuji Itao, Joe Odagiri
Realização-guião- produtor-editor:Hirokazu Kore-eda
Baseado no romance gráfico (Manga) de Yoshiie Gouda
Produção: Toshiro Uratani
Director de fotografia: Mark Lee Ping-Bing
Música: World's end girlfriend
Distribuição: Fortissimo Films
Idioma Original: Japonês
Lançamento:2009
Duração:125 minutos
Sem comentários:
Enviar um comentário